Práticas Docentes na EPT: perspectivas no processo de inclusão e uso de materiais didáticos

SANTOS, LEONARDO DE SOUSA

Resumo

Este artigo etm por objetivo trazer diálogos de forma reflexiva a educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica tendo me vista os obstáculos e os desafios existentes nesse cenário de formação. Também o presente artigo é refletir sobre os alunos com necessidades especiais que têm os seus direitos estabelecidos por lei. A Lei n° 9394/ 96 garanti os direitos sobre educação especial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que contou com autores como PAULA (2006). Contribuiram sobremaneira com essa pesquisa, autores como: MAZZOTA (2005). MACHADO (2008), OLIVEIRA (2003. Para a análise do conteúdo dessas obras, contou-se com a teoria de análise de conteúdo de FERREIRA (1996), particularizando elementos como: finalidade, conceituação e organização de cada mecanismo de participação. Como principais resultados obtidos tem-se a compreensão da educação inclusiva na educação profissional e tecnológica e seus materiais que são utilizados pelos professores da área. Os estudos demostram, que é necessário acreditar e realimentar o pensamento de uma escola aberta à diferenciação, à diversidade e à inclusão, em que todos os estudantes possam construir, apropriar-se e compartilhar saberes sem reservas. Enfim, as pesquisas indicaram que, os desafios em relação a educação inclusiva na Educação Profissional e Tecnológica estão juntos a uma rede de ressignificação no pensar e no agir, compreendendo a educação das diferenças em que as limitações, não sejam acompanhadas de eventuais estigmas a elas associadas. Mas, que seja percebida como possibilidades de melhorias e ações, em que a escola se configure como espaço de ensino e aprendizagem a todos os envolvidos.

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