Proposta de intervenção pedagógica sobre a importância da Educação Financeira em escolas de Ensino Técnico

Silva, Reginaldo Bezerra da

Resumo

A Educação Financeira vem se destacando no decorrer das décadas, apresentando-se como fonte alternativa para formação e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. Considerado tema importante, a Educação Financeira já é prevista como imprescindível em escolas, pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e demonstra a necessidade de sua implantação como ferramenta de auxílio aos jovens no que tange a busca pelo planejamento futuro e desenvolvimento intelectual crítico, contribuindo na criação de cultura do gasto consciente, no desenvolvimento de habilidades econômicas e tomadas de decisões. Neste contexto, tal proposta tem como objetivo proporcionar aos discentes do Ensino Técnico, conhecimentos básicos acerca da Educação Financeira, bem como demostrar sua importância no que tange seu desenvolvimento intelectual e formação crítica, por meio da implantação de propostas metodológicas multidisciplinares de ensino-aprendizagem. A estratégia metodológica adotada consistiu em apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, a importância da integração da Educação Financeira no ambiente escolar por meio da implantação de programas de caráter multidisciplinar. Como resultado, busca-se obter a formação de pessoas capazes de desenvolverem habilidades e pensamento crítico sobre o uso correto do dinheiro e suas consequências na vida do cidadão, auxiliando-os através de práticas educativas, na tomada de decisões financeiras, de segurança e de organização, além de promover qualidade de vida, equilíbrio emocional, aposentadorias, dentre outros benefícios.

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