Avaliação heurística do marketplace Magazine Luiza: identificação de aspectos de usabilidade que influenciam no negócio

Farias, Ana Beatriz de Araújo
Rangel, Bianca Henrique

Resumo

A facilidade de uso, navegabilidade intuitiva e clareza das informações em ambientes virtuais desempenham um papel crucial como fatores motivadores para a tomada de decisão dos usuários ao realizar compras. Partindo desta premissa, no atual cenário de mercado, onde existe uma grande concorrência, as empresas que reconhecem e investem na otimização da experiência do usuário conquistam uma vantagem competitiva significativa. A diferenciação não se limita apenas ao produto ou serviço vendido, mas se estende à forma como os consumidores interagem, divulgam e engajam com os produtos digitais. Este estudo explora conceitos relacionados à usabilidade e vieses cognitivos por meio de uma avaliação de usabilidade no marketplace Magazine Luiza. O objetivo é identificar áreas críticas que possam prejudicar a experiência do usuário e fornecer conhecimentos valiosos para orientar aprimoramentos futuros. Isso, por sua vez, destaca a importância da integração de princípios de usabilidade, psicologia cognitiva e interação humano-computador no desenvolvimento de produtos digitais em ambientes de marketplace. O presente estudo não apenas aponta para possíveis pontos de aprimoramento, mas contribui para elaboração de estratégia de negócios, beneficiando a eficiência operacional da empresa, permitindo uma adaptação contínua aos padrões e expectativas do mercado.

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