CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA SALA DE AULA
FELIX, VINICIUS DE SOUZA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e permanência dos alunos surdos na sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch (2023), Sartoretto (2023), Stein (2023), Pereira, (2023), Giroto (2023), Poker (2023), Omote (2023), Tudeschini (2023) e Ramalheiro, (2023) que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão, que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a carga horária de 10 horas-aula semanais durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação. Portanto, é imprescindível continuar a promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em cursos de Desenvolvimento Web, compartilhando boas práticas, incentivando a sensibilização e garantindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente na construção de um futuro mais inclusivo na área de tecnologia. A inclusão é uma jornada constante, e cada passo dado representa um avanço em direção a um mundo mais igualitário e acessível.
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