Sistema de Telemetria de Sensores LEGO MINDSTORMS EV3

Albuquerque, Antonio Carlos
Silva, Judenilson Araujo

Resumo

Alunos de cursos de desenvolvimento de hardwares e softwares tendem a participar de torneios, concursos e apresentações na área da robótica. Diante de tamanha quantidade de pessoas envolvidas na área, bem como, após presenciarmos alguns desafios e dificuldades em nosso laboratório de robótica do IFPB-CG, enfrentando desafios relacionados a sensores, decidimos investigar este tópico e apresentar neste trabalho um hardware capaz de monitorar os dados dos sensores LEGO MINDSTORMS EV3 em tempo real, operando na máxima taxa de transferência de dados permitida pelo sensor, de forma dedicada e exclusiva, proporcionando maior segurança nas informações e conhecimento sobre erros de sensores, isso libera os recursos computacionais do robô LEGO, permitindo que ele se concentre inteiramente em suas rotinas operacionais. Todos os dados coletados pelo hardware desenvolvido na plataforma do ESP32 serão encaminhados para um aplicativo Android, também desenvolvido por nós, este aplicativo armazenará os logs e, potencialmente, também poderá gravar um vídeo para documentar o comportamento do robô durante sua operação. No decorrer desse trabalho serão demonstrados todos os passos e métodos utilizados para construção do hardware e do software, entre todo o processo estão a confecção de placa de circuito impresso, criação de case de armazenamento e acoplagem aos módulos LEGO com o protótipo completamente desenvolvido no Autodesk Fusion 360, o desenvolvimento do firmware em C++, que utiliza Websocket para comunicação e o aplicativo para celular Android construído em Java Script com auxílio do React Native.

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