Análise de perfis de estudantes no ENEM considerando hábitos de estudo

Dutra, Janderson Ferreira

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo abrangente de avaliação do desempenho de estudantes da Educação Básica. Durante a pandemia, os estudantes tiveram o seu desempenho impactado por diversos fatores, onde são incluídos neste aspecto questões socioeconômicas e de hábitos de estudos. Neste contexto, este trabalho propõe uma abordagem baseada em aprendizado de máquina não supervisionado para identificação de perfis de desempenho de estudantes e associações de características de hábitos de estudo durante um período da pandemia da COVID-19. A abordagem se baseia na identificação de atributos relevantes ao entendimento do desempenho do estudante a partir de microdados comuns obtidos no ENEM e, com base neles, na agregação de dados relacionados aos hábitos de estudo durante a pandemia. Métodos de agrupamento e de regras de associação são utilizados para a identificação dos perfis e das associações entre as características mais relevantes ao entendimento do desempenho do estudante no período referido. Os resultados mostraram que os estudantes que estabelecem melhores gestão e práticas de atividades em sua rotina de estudos, mesmo diante de dificuldades de infraestrutura e pouco acesso a meios tecnológicos, puderam almejar bons resultados no exame. Em relação aos fatores que mais influenciam na caracterização dos perfis estão os hábitos de estudo dos grupos temáticos referente à gestão do tempo, planejamento e práticas de estudo e pesquisa. Considerando o cenário mais geral com todos os dados obtidos, prevalecem as regras de associação que envolvem os fatores considerados essenciais às atividades de estudo durante a pandemia como, por exemplo, presença de celulares, computadores e acesso à internet na residência. Em relação aos dados de hábitos de estudo, em geral, são destacados aqueles relacionados à gestão de tempo, organização e aproveitamento dos estudos na preparação para a prova. Já em relação aos dados do ENEM, os resultados endossam que fatores socioeconômicos, principalmente a renda familiar, impactam fortemente no desempenho. O panorama de impactos de hábitos de estudo apontado neste trabalho apresenta informações que podem auxiliar na definição de diretrizes e políticas públicas de apoio aos estudantes da Educação Básica rumo ao ENEM.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.