A GESTÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA AO DESENVOLVIMENTO DO PROEJA NO IFPB: notas sobre a questão social

LIMA, Madeleine
NASCIMENTO, Iolivalda

Resumo

O estudo aqui realizado objetivou analisar a gestão social como estratégia ao desenvolvimento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - numa perspectiva de minimização dos impactos das expressões da questão social ao processo ensino/aprendizado no âmbito do Instituto Federal da Paraíba. É irrecusável compreender que as expressões da “questão social”, analisadas enquanto resultantes da dinâmica contraditória das relações postas na sociedade capitalista, fazem-se impulsionadoras à atuação estatal nos mais distintos campos, em especial, no campo das políticas sociais públicas. A gestão social, nessa perspectiva, se anuncia enquanto estratégia ao desenvolvimento dessas políticas que alçam a emancipação social. Assim, o PROEJA estabelece-se, na qualidade de programa de inclusão social, vinculado à política de educação profissional brasileira. Quanto à abordagem, a metodologia utilizada nesse estudo foi qualitativa, com a coleta de dados secundários concernentes a pesquisas afins. A análise dos dados deu-se com base na tradição marxista, a partir do estudo da realidade concreta, considerada em sua totalidade, sob o prisma da materialidade histórica dialética. Precipuamente, analisamos que sua composição discente almeja uma gestão comprometida com o social, haja vista sê-la determinada por indivíduos em situação de vulnerabilidade, proporcionada pelo desemprego ou pelo trabalho precarizado. No outro extremo, concluímos que a participação democrática, cerne da gestão social, de fato, não se realiza. São parcas as iniciativas, no âmbito do IFPB, capazes de dar “vez e voz” aos participantes do programa, contrariamente ao que se preconiza nos documentos base do PROEJA. Consideramos diante disso, a necessidade de uma gestão educacional, de fato, comprometida com o social, que considere as necessidades de qualificação e de preparo para a assunção das demandas sociais postas pelos alunos PROEJA.

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