A intoxicação digital e a síndrome do impostor: os reflexos da educação remota em tempos de pandemia no ensino médio técnico
Sousa, John Lennon Saraiva de
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos do uso das TIC’s no desenvolvimento educacional e social da comunidade escolar de nível médio técnico estadual em tempos de educação remota a fim de identificar a relação da intoxicação digital e a síndrome do impostor neste público. Foi considerado para a pesquisa o público das duas Escolas Cidadãs Integral Técnica – ECIT da Cidade de Cajazeiras-PB. Para obter uma imagem melhor do contexto no qual os efeitos potenciais se desdobram, foi analisado o desenvolvimento dos adolescentes e professores no uso das tecnologias no período da educação remota e a impressão das possibilidades e implicações da síndrome do impostor no desempenho escolar. Posteriormente, foram apresentadas as descobertas empíricas atuais sobre a relação entre o uso da tecnologia digital para lazer e educação e o bem-estar do adolescente. Este estudo fornece alguns das primeiras compreensões sobre a associação negativa entre o uso excessivo de dispositivos eletrônicos e o bem-estar psicológico de estudantes e professores no ensino remoto.
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