Gestão da Memória: o Caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

JÚNIOR, Mardônio
CANDEIA, Luciano

Resumo

A pesquisa que hora se apresenta dará as bases para conhecer as experiências relacionadas à gestão da memória no IFPB. Para tanto, buscou-se investigar a produção organização; preservação e as condições de acessibilidade dos conjuntos documentais da memória da educação profissional no IFPB. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfico-documental, cujos procedimentos metodológicos se apóiam na abordagem quanti-qualitativa, com uso de questionário subdividido em cinco grupos de perguntas, com trinta questões delineadas em cinco níveis da escala de Likert de conteúdos negativos e afirmativos. Os resultados para a Produção documental demonstram que a produção de documentos que caracteriza a memória Institucional não é planejada tampouco institucionalizada, é sim prática das necessidades administrativas e acadêmicas da gestão Institucional, e que é orientada a tender a ótica da gestão ao tempo em que colabora com a política de extensão, de ensino e pesquisa daquela Instituição. Além de que, em algum momento, a disponibilização de recursos públicos destinados a produção desses documentos gera preocupação entre os entrevistados. Já os resultados para a Organização dessas fontes documentais apontam para a falta de apoio as iniciativas, ações e projetos, e que existe preocupação entre os pesquisados com a disponibilização dos recursos públicos, gerando dificuldades para a organização dos acervos documentais da memória Institucional. Quanto aos Métodos de organização documental utilizados, os da Biblioteconomia são mais evidenciados entre os pesquisados, em oposição aos da Arquivologia e da Museologia que são poucos ou não são utilizados, respectivamente. No item Preservação, fica evidenciado que o instituto não cuida da preservação dos documentos de sua memória. E quanto ao item Acessibilidade, apesar de ações pontuais de acesso aos documentos sem restrição, percebe-se que há dificuldades físicas e materiais de acesso as fontes, e que nesta perspectiva, a consulta aos documentos torna-se mínima e que poucos ou quase ninguém se interessa em estudá-los.

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