Uma abordagem da metodologia de repetição espaçada para o ensino de linguagens de marcação e script

Jacinto, Afonso Serafim

Resumo

As altas taxas de reprovação e de desistência prematura são desafios comuns enfrentados por cursos de graduação em Computação. Muitos alunos se sentem desmotivados devido a dificuldades na compreensão de conceitos básicos de informática e lógica de programação, ensinados logo no início dos cursos. Desta forma, há uma busca por estratégias que sejam capazes de apoiar os alunos e ajudá-los a obterem melhores resultados de aprendizagem. Uma estratégia muito aplicada em várias áreas de conhecimento é a metodologia de Repetição Espaçada (RE), baseada na curva do Esquecimento de Ebbinghaus. Esta metodologia apresenta bons resultados de aplicação no ensino de Línguas Estrangeiras e Medicina, embora ainda não seja muito explorada no ensino de Computação. Assim, este estudo investigou o uso da metodologia de RE no ensino de Linguagens de Marcação e Script, dado que linguagens de programação apresentam características de aprendizagem comuns às de linguagem natural, podendo se beneficiar a partir de seu uso. O percurso metodológico desta pesquisa incluiu quatro fases: (1) realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que identificou lacunas de pesquisa e possíveis inovações pedagógicas no ensino de Computação, incluindo o levantamento de trabalhos relacionados; (2) proposição de uma abordagem de Repetição Espaçada para o ensino de Linguagens de Marcação e Script, fundamentada no Sistema Leitner e no estado da arte; (3) condução de entrevistas semi-estruturadas com professores de disciplinas de Linguagens de Marcação e Script. Essas entrevistas contribuíram para a elaboração do plano de ensino do curso onde o experimento foi implementado e para calibrar as repetições na metodologia de RE; (4) elaboração e condução de um experimento, visando validar as hipóteses de que o uso da RE no ensino de Linguagens de Marcação e Script propicia uma melhora no desempenho acadêmico, na retenção de conhecimento e na percepção de aprendizagem, comparando turmas que adotaram ou não a metodologia de RE. Os resultados obtidos por meio das atividades semanais durante os dez módulos teóricos do curso, foram utilizados para avaliar o desempenho das turmas. A média obtida pelo grupo experimental (Estudo Intercalado com Repetições Espaçadas) nas atividades semanais foi de 86,89, enquanto a do grupo de controle (Estudo Concentrado com Revisão em Massa) foi 84,35. Com um grau de liberdade gl = 18, encontrou-se o valor de probabilidade de se obter o efeito observado p-valor = 0,048, ficando abaixo do valor de significância estabelecido de 0,05. Esses resultados indicam uma diferença estatisticamente significativa entre as pontuações das turmas, validando a influência da metodologia de RE na melhoria do desempenho escolar dos participantes. As análises dos resultados do projeto e do simulado foram empregadas para avaliar a retenção de conhecimento. No projeto, o grupo experimental superou o grupo de controle, com uma média mais elevada de 83,04 em comparação com 74,29. No simulado, o grupo experimental (83,94) ainda apresentou uma ligeira vantagem sobre o grupo de controle (81,21). Esses resultados evidenciam uma diferença significativa nas pontuações entre as duas turmas, reforçando a eficácia da metodologia de RE no aumento da retenção de conhecimento. Quanto à percepção de aprendizagem pelos discentes, foi realizado o teste de qui-quadrado para analisar as taxas de respostas das questões presentes no questionário qualitativo aplicado. A partir dos resultados obtidos no teste, não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito à percepção de aprendizagem quanto à metodologia aplicada. Como principal contribuição desta pesquisa se destaca a proposta de implementação de uma configuração de RE em cursos à distância da área de Ciência da Computação. Essa proposta visa aprimorar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma abordagem otimizada para a revisão e retenção de conteúdos. Ao se incorporar essa metodologia, espera-se promover uma melhor assimilação do conteúdo, maximizando assim os benefícios educacionais para os estudantes.

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