UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

OLIVEIRA, Josiane Fernandes de

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, a partir de um estudo de caso de algumas atividades produzidas, através dos recursos digitais, com alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental – anos finais, de uma escola privada na cidade de Guarabira-PB. Autores como Paiva (2001) e Leffa (2016) abordam questões referentes ao ensino de língua inglesa enquanto Moran (2000), Xavier e Serafim (2020), e outros, estudam uso das tecnologias e serão abordados como embasamento teórico deste trabalho. Essas atividades, realizadas no ambiente digital, foram desenvolvidas no aplicativo kahoot e nos sites padlet e wordwall com a intenção de aumentar a participação dos alunos nas aulas de inglês. Além disso, através dessas tecnologias, os alunos podem praticar a língua alvo, neste caso, a língua inglesa, em ambientes fora da sala de aula e interagir, virtualmente, com os seus colegas. Essa interação também é desenvolvida de forma presencial no espaço da sala de aula, ao passo que os alunos compartilham informações e conhecimentos uns com os outros, o que contribui para a realização de atividades de forma lúdica, estimulante e interativa e que se tornam interessantes para os alunos. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, este trabalho propõe uma reflexão e discussão sobre a integração das TDIC no ambiente educacional e, especialmente, durante as aulas de língua inglesa de forma a contribuir positivamente para melhorar o desempenho dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades, observando a participação ativa dos alunos bem como uma maior autonomia no processo de aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.