Feira Cultural das Nações Hispânicas: o ensino de Espanhol através do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem
SANTOS, Anaildes de Jesus dos
Resumo
O ensino de uma língua estrangeira oportuniza diversos encontros: entre professores e alunos, sujeitos e instituições, histórias e culturas, entre as mais diversas áreas do saber e entre nações. Tal ensino precisa promover encontros capazes de transformar vidas em processos permanentes de aprendizagem. Ao ensinar um novo idioma, o professor deve contribuir para que seu aprendiz (re) construa sua identidade, seu caminho pessoal, profissional e sua própria vida. Nessa direção, o presente artigo visa discorrer sobre a experiência de um projeto interdisciplinar e intercultural denominado FECUNAH Feira Cultural das Nações Hispânicas, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Valença nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2023 como uma prática de metodologias ativas. Participaram estudantes e professores dos cursos Integrados de Aquicultura, Informática e Guia de Turismo Regional oferecidos pelo campus. Este trabalho foi desenvolvido com base em teóricos que defendem um ensino de língua intercultural e interdisciplinar como, Goettenauer (2005), Matos (2014), Mendes (2008 e 2012) e Paraquett (2009), através da metodologias ativas de aprendizagem, conforme defendem Buss e Mackedanz (2017), Moran (2018) e Nascimento e Mansur(2022). Trata-se de um estudo qualitativo com o viés bibliográfico, ancorando-se na pesquisa documental e etnográfica. Como resultado desse trabalho pôde-se constatar que tal metodologia é capaz de possibilitar o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem, bem como promover os mais diversos encontros, principalmente o encontro dos aprendizes com sua própria autonomia.
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