O caráter Sócio cultural da língua inglesa: a interculturalidade e suas implicações na formação identitária dos alunos.
ANDRADE, Ana Maria Lourenço de
Resumo
A língua inglesa (LI) atingiu seu ápice entre as demais línguas faladas no mundo devido à globalização, este processo a fez ser considerada como língua franca, a língua das relações políticas, diplomáticas, econômicas e etc. Com isso, algumas implicações surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na formação identitária dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educação nacional, com ênfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a questão intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o diálogo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclusões advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cenário globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da contínua busca por informações que possam agregar às práticas didático-pedagógicas do professor de LI frente à inclusão da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta visão sobre a questão intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um diálogo entre a formação escolar e identitária dos alunos, contribuindo cientificamente para o público que se interessa por esta área, dando visibilidade para os temas em questão afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta temática.
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