Educação étnico-racial e formação de professores: Uma análise documental dos projetos pedagógicos de cursos
Amaral, Marcia Ramos da Silva
Resumo
É notório que o Brasil traz resquícios de um processo que foi marcado pela dor e pela exploração por meio da escravidão negra e indígena, isso faz com que pensemos que a educação não pode se abster de discutir as temáticas étnico-raciais, principalmente nas formações iniciais de professores, assim o presente artigo objetiva analisar como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) dos cursos de licenciatura de diferentes IES da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país, referenciados com notas de excelência (conceito 5) conforme a avaliação externa in loco, abordam a temática das relações étnico-raciais na formação inicial de professores e como o NEABI é apresentado, através de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva documental, que se utilizou da análise de 40 projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas, onde apenas 16 ofertam o NEABI, dentre os quais poucos demonstram clareza quanto as ações desenvolvidas, logo há um distanciamento entre a efetivação do que se propõe nos documentos legais e a realidade, pois, embora haja inúmeros dispositivos que sinalizam a importância das discussões étnico-racial nos IES, poucos PPCs garantem a efetivação destas discussões em seus espaços de formação inicial.
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