Relatos de experiência do estágio supervisionado: uma contribuição para a formação do professor do curso de licenciatura em computação e informática EaD do IFPB

Aguiar, Maurilio Francisco de

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de formação teórico e prático do professor no Curso de Licenciatura em Computação e Informática do IFPB – Campus Cajazeiras, realizados durante os Estágios Supervisionados I e III com alunos do ensino fundamental II de uma escola pública. Neste sentido, este trabalho busca resposta para a seguinte pergunta norteadora: quais as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor do Curso de Licenciatura em Computação e Informática? Como metodologia, recorreu-se à revisão da literatura por meio de documentos norteadores homologados mediante o contexto da pandemia (Covid-19), além de autores que discutem a temática da formação docente, estágio supervisionado e os meios digitais, como: Corte e Lemke (2015), Leão (1996), Farias (2004), Fernandes (2010), Scalabrin e Molinare (2013), Amestoy e Possebon (2016), Pimenta e Lima (2005/2006), Lugle e Magalhães (2013), bem como a descrição das experiências teóricas e práticas vivenciadas no decorrer dos estágios supervisionados I e III, no decorrer do curso, para compreender a conjectura da educação. Das considerações que puderam ser feitas, evidenciou-se sobre a contribuição do estágio supervisionado no processo de formação do docente, além do aperfeiçoamento das mídias digitais como ferramentas de ensino utilizadas no contexto de pandemia para aprendizagem dos alunos e o fortalecimento intencional das tecnologias nas políticas públicas educacionais.

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