Avaliação do risco cardiovascular e do nível de atividade física em docentes dos cursos superiores do IFPB Campus Sousa

Soares, Luanna Costa

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de atividade física e o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em docentes dos cursos superiores do IFPB Campus Sousa. A pesquisa foi descritiva, de campo, com abordagem quantitativa, e a amostra foi composta por 15 docentes dos cursos de Educação Física, Medicina Veterinária e Agroecologia. Foram utilizados como instrumentos o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), na versão curta, ficha de anamnese; aferição de pressão Arterial Sistólica – PAS, Pressão Arterial Diastólica – PAD e Frequência Cardíaca – FC; Análises laboratoriais do Colesterol Total - CT; High-density lipoprotein- HDL; Low-density lipoprotein - LDL e Triglicerídeos - TG. Os dados foram analisados estatisticamente, utilizando-se médias, desvio padrão e porcentagens e os resultados foram estratificados por sexo e curso. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes estavam classificados com sobrepeso ou obesidade (67%), além de apresentarem valores elevados no perfil lipídico. A maioria dos docentes (66,7%) foram classificados comoativos, enquanto 33,3% foram considerados insuficientemente ativos. Observou-se também que os docentes de Medicina Veterinária apresentaram um maior risco cardiovascular em comparação com os de Educação Física e Agroecologia, conforme avaliado pelo escore de Framingham. Diante desses resultados, conclui-se que intervenções direcionadas são necessárias para suavizar esses riscos e promover a saúde cardiovascular dos docentes. Essas intervenções podem incluir programas de educação sobre nutrição adequada, incentivo à prática regular de atividade física e acesso facilitado a serviços de saúde.

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