Implementação do BIM em instituições de ensino superior na cidade de Cajazeiras-PB
Lourenço, Emerson Santos
Resumo
A tecnologia Building Information Modeling (BIM) tem se consolidado como uma função essencial no mercado da construção, promovendo maior eficiência e integração em todas as fases de uma obra. O uso dessa ferramenta deve ser vastamente difundido nas Instituições de Ensino para que os discentes estejam capacitados e alinhados com o que o mundo de trabalho requisita. Este trabalho tem como objetivo analisar como o BIM tem sido incorporado no curso de Bacharelado em Engenharia Civil nas Instituições de Ensino Superior na Cidade de Cajazeiras - PB. Para isso, foi realizada uma análise de dados, descritiva, de natureza qualiquantitativa em que foi avaliado o nível da implementação do BIM, em três Instituições, onde consultas nos planos pedagógicos, aplicação de questionário com os coordenadores de curso, etc., foram realizados, buscando levantar as principais dificuldades e desafios relacionados. Os resultados indicaram que apenas a Instituição C incluiu uma disciplina específica sobre BIM em sua matriz curricular, evidenciando o baixo nível de implementação dessa tecnologia no ambiente acadêmico ao comparar as três instituições analisadas. Dentre os dez períodos do curso oferecido pelas Instituições A, B e C, apenas uma disciplina abordou o BIM, o que limita seu potencial como ferramenta de ensino. Um maior incentivo à adoção do BIM poderia trazer benefícios aos discentes, ampliando suas oportunidades de aprendizado e aplicação prática. Além disso, foi observado que os principais desafios identificados para implementação do BIM nessas instituições, foram os processos de alteração curricular, as dificuldades na capacitação dos professores, a resistência de alguns docentes à mudança e as limitações tecnológicas das instituições, devido aos altos custos para a utilização e atualização de laboratórios.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.