Programa residência pedagógica: análise das contribuições e desafios para a formação inicial dos licenciandos em matemática

Ribeiro, Geórgia Pontes

Resumo

A formação do professor de Matemática envolve a aquisição de múltiplas habilidades, conhecimentos teóricos e práticos que se comunicam de forma contínua. O componente prático da formação docente nos cursos de licenciatura pode ser potencializado por meio do Programa Residência Pedagógica, que proporciona uma ampla participação do aluno residente em todas as atividades gerenciadas pelo professor na sala de aula em uma escola campo. Nesse sentido, o presente estudo foi realizado com o objetivo geral de analisar as contribuições e desafios da Residência Pedagógica para a formação inicial dos Licenciandos em Matemática. O estudo é classificado como exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras, com amostra formada por 15 ex-residentes do Curso de Licenciatura em Matemática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, contendo 25 questões abertas sobre as experiências dos ex-residentes no Programa Residência Pedagógica. Os dados foram analisados com base em critérios qualitativos, segundo a proposta de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a residência pedagógica impactou positivamente sobre o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, que destacaram diversos benefícios do programa, assim como a importância do acompanhamento realizado por professores e preceptores nas escolas campo, com os quais foi possível estabelecer valiosas trocas de experiências. A residência pedagógica contribuiu para aperfeiçoar habilidades, favorecer a imersão em sala de aula e a interação com o corpo discente de maneira mais profunda, evidenciando as problemáticas e desafios comuns da educação básica. Conclui-se que a residência pedagógica proporcionou benefícios essenciais no processo de formação inicial dos Licenciandos de Matemática do IFPB Edição 2022/2024, evidenciando a interdependência entre teoria e prática e a importância da ação reflexiva como componente indispensável no contínuo processo de formação inicial docente.

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