Moda rápida, conscientização lenta? Análise dos comportamentos de consumo da geração Z na Shein

Silveira, Ana Beatriz Palmeira da

Resumo

Falar sobre moda é falar sobre a história da constituição das sociedades. É um conceito plural, que tem muitas camadas para explicar os aspectos simbólicos e os papéis sociais que se organizam e hierarquizam as sociedades. Neste trabalho, o foco está centrado em estudar especificamente como a indústria da moda fast fashion (“moda rápida”), vem registrando notável crescimento da demanda no Brasil. A moda rápida é um modelo de negócios que se caracteriza pela aceleração do ciclo de vida das peças de vestuário, abrangendo todas as etapas, desde a obtenção da matéria-prima até o descarte das roupas. Esse processo envolve uma produção rápida em alta escala e frequente de novas coleções, com a finalidade de atender à demanda crescente por produtos de baixo custo, muitas vezes sem considerar a durabilidade ou o impacto ambiental. Muitas marcas de moda fast fashion vem aumentando sua participação, principalmente no mercado digital, com destaque para a marca SHEIN, que se tornou a preferida da Geração Z (jovens com idades entre 14 e 29 anos). Este estudo procura avaliar as escolhas de consumo da moda fast fashion na SHEIN por jovens da Geração Z residentes na Grande João Pessoa-PB, identificando os motivadores da compra e seu nível conscientização social e ambiental acerca das consequências deste comportamento de consumo. A revisão da literatura aborda a moda fast fashion e a importância do marketing para atrair consumidores, especialmente na era das redes sociais digitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e a metodologia empregada consistiu em uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando questionário online com quatorze questões fechadas e três abertas, que foi respondido por 154 jovens moradores da Grande João Pessoa entre agosto e outubro de 2024. Os principais resultados revelam que, embora grande parte dos jovens reconheça os impactos sociais e ambientais negativos do consumo de fast fashion, outros fatores, tais como preço acessível e tendências influenciam fortemente suas escolhas, muitas vezes superando o esperado consumo consciente e a preocupação acerca dos impactos negativos destas escolhas. Os resultados pretendem fornecer insights relevantes para profissionais de marketing, empresários e formuladores de estratégias, explorando os impactos das marcas de fast fashion nos comportamentos de consumo de jovens.

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