Modelagem matemática como metodologia ativa: produção de sequências didáticas para o ensino médio

Souza, Joyce Pereira de

Resumo

O ensino atual demanda metodologias inovadoras que correspondam às necessidades de uma geração para superar o ensino mecanizado, principalmente na Matemática. A Modelagem Matemática (MM) surge como uma metodologia ativa que incentiva o estudante a resolver e compreender um problema baseado na realidade, através da tradução em um modelo matemático, mas, às vezes os professores não estão preparados para trabalhar com essa abordagem. A partir disso, surge a indagação: Como criar sequências didáticas que utilizem a MM como metodologia ativa? Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, na qual utilizou um levantamento bibliográfico que tem como objetivo propor sequências didáticas que utilizem o viés da MM como metodologia ativa no intuito de contribuir para a melhoria do ensino aprendizagem da Matemática. Como resultado são apresentadas três sequências didáticas contextualizadas em situações significantes para estudantes – conectadas ao mundo digital, disponibilidade de emprego e questões ambientais – do ensino médio, baseadas nas etapas de Burak (2004 apud Brumano 2014): escolha do tema; direcionamento da pesquisa; levantamento do problema; possível modelagem, resolução do problema e desenvolvimento do conteúdo matemático; e análise crítica das soluções, discutindo como cada etapa deve ser organizada. Como conclusão tem-se que, para tornar o ensino da Matemática mais significativo e conectado à realidade dos alunos, é importante utilizar das metodologias ativas, superando as limitações que são centradas na memorização, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes. Acredita-se que estudos como este servem para orientar práticas pedagógicas, aprimorando técnicas dos docentes, qualificando o ensino através da integração interdisciplinar, sendo base para pesquisas futuras.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.