A etnomatemática e práticas culinárias no cotidiano rural: possibilidades para o ensino de matemática

Silva, Raynara Santos da

Resumo

A matemática está presente diariamente em nossas atividades, manifestando-se tanto em práticas culturais transmitidas por familiares e/ou comunidades, quanto em definições e teorias ensinadas no ambiente escolar. Considerando essa presença tão ampla e diversificada, surge a seguinte questão: como a matemática se revela nas práticas culinárias dentro do cenário sociocultural do Sítio Agreste, no município de Santa Cruz, Alto Sertão paraibano, e como a abordagem da Etnomatemática contribui para a valorização desses saberes no ensino escolar? A justificativa deste estudo reside na necessidade de expandir a compreensão da matemática para além dos livros didáticos, destacando sua presença no cotidiano e sua relevância cultural, sendo as práticas culturais muitas vezes negligenciadas em ambientes educacionais tradicionais. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender como os saberes matemáticos emergem das práticas culinárias e do cotidiano rural sob a ótica da Etnomatemática. A partir da investigação da matemática presente nas diferentes culturas, povos e contextos, o estudo aborda a importância de reconhecer que a matemática não se limita à educação formal, mas está inserida em diversas práticas sociais e profissionais. A metodologia foi baseada na observação de campo e na descrição densa, permitindo a análise das práticas culturais a partir de uma perspectiva mais ampla. Os resultados indicam que a matemática cotidiana, como a matemática observada nas práticas culinárias, pode ser integrada ao ensino escolar de forma significativa, possibilitando aos estudantes uma compreensão mais contextualizada e prática dos conceitos matemáticos, conectando os conhecimentos acadêmicos à realidade cultural vivida.

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