Intervenção pedagógica orientada pelo desenho universal para aprendizagem frente ao fenômeno da ansiedade matemática

Rocha, Leandro Fideles

Resumo

A Matemática, apesar de sua importância para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos estudantes, muitas vezes é associada a sentimentos de medo e insegurança, resultando em um fenômeno conhecido como Ansiedade Matemática. Em vista disso, o objetivo principal da pesquisa foi investigar os níveis de ansiedade dos alunos dos 6º (A, B, C) anos do Ensino Fundamental da Escola Rosa Dias do Nascimento, da cidade de Poço Dantas-PB, em relação à disciplina de Matemática através da Escala de Ansiedade Matemática (EAM) de Carmo (2008). A partir dessa investigação, desenvolver uma ação pedagógica estruturada nas diretivas metodológicas e avaliativas propostas por Fernandes et al. (2024) e no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A pesquisa seguiu uma abordagem de caráter quali-quantitativo, exploratória e de procedimento intervenção pedagógica. A pesquisa foi estruturada em três partes. A primeira parte tratou do arcabouço teórico, abordando a definição da Ansiedade Matemática, suas causas, efeitos, instrumentos de medição e estratégias para sua mitigação. A segunda parte apresentou a estrutura metodológica da pesquisa, detalhando os procedimentos adotados. Já a terceira parte focou na apresentação dos resultados obtidos e a análise dos dados. Os resultados indicaram uma redução geral nos níveis de Ansiedade Matemática das três turmas analisadas, expondo as diretivas metodológicas e avaliativas como uma estratégia promissora na construção de práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Além disso, confirmando o DUA como estrutura pedagógica importante na promoção de um ensino e aprendizagem mais motivador e menos estressante.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.