Ensino de matrizes: fundamentos teóricos e aplicações

Batista, Ivanildo Leite

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem da Matemática associado ao estudo de matrizes é, não de forma generalizada, considerado difícil e muitas vezes desvinculado da realidade humana por uma parte considerável do alunado, pelo fato do engessamento de metodologias tradicionais de capacitação curricular que estão limitadas ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas unicamente numéricas. Com base nisso, o presente trabalho busca apresentar múltiplas aplicações de matrizes, havendo um direcionamento específico para três campos de estudos: Teoria dos Números, Criptografia e a Computação Gráfica. O estudo é uma pesquisa de natureza básica, exploratória, de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico que contempla quatro aplicações de matrizes: Criptografia - Cifras de Hill, imagens binárias, algoritmo de Euclides estendido e transformações geométricas bidimensionais. Ademais, os resultados permitem a formação de um ensino de Matemática significativo ao mostrar como as matrizes podem estar incorporadas em diversos objetos matemáticos, principalmente aqueles mencionados nesta monografia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.