Tecnologia assistiva e inteligência artificial incorporadas ao desenho universal para aprendizagem: planejamento de um ambiente dinâmico e interativo
Santos, Eric da Silva
Resumo
A inclusão educacional exige metodologias e tecnologias que promovam equidade no ensino. Este estudo investiga a integração da Tecnologia Assistiva (TA) e da Inteligência Artificial (IA) ao Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como base para o planejamento de um Ambiente Dinâmico Interativo (ADI) acessível ao ensino de Matemática, com foco no Teorema de Pitágoras. O objetivo é analisar as possibilidades de uso dessas tecnologias na construção de um ambiente que favoreça múltiplos meios de engajamento, representação e expressão, alinhado aos princípios do DUA. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, baseiase em revisão bibliográfica e no levantamento de diretrizes para o desenvolvimento do ADI, considerando aspectos de acessibilidade digital conforme as normas WCAG 2.2. A análise teórica indica que a combinação entre TA, IA e DUA pode tornar o ensino mais inclusivo, diversificando estratégias pedagógicas e ampliando o acesso ao conhecimento matemático. Conclui-se que a integração dessas abordagens representa um avanço para a educação inclusiva, possibilitando a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e acessíveis.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.