Desafios e práticas na gestão democrática de pessoas no contexto educacional de Gurinhém-PB
Silva, Janiele Souza da
Resumo
A redemocratização do Brasil trouxe mudanças significativas na gestão escolar, culminando com a Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a gestão democrática como princípio fundamental. Reafirmada pela LDB de 1996 e pelo PNE, essa abordagem busca fortalecer a participação coletiva, a transparência e a corresponsabilidade entre gestores, professores, alunos e comunidade escolar. Analisar as práticas da gestão democrática adotadas pelos gestores escolares da rede pública municipal de Gurinhém-PB foi o objetivo geral desta pesquisa. Em termos metodológicos, foi adotada uma abordagem quantitativa, com pesquisa de caso, utilizando questionários aplicados a gestores escolares da rede pública de Gurinhém-PB, permitindo análises descritivas e interpretativas para explorar práticas de gestão democrática. A pesquisa de caso em Gurinhém-PB, abrangendo 15 gestores escolares, com coleta de dados por questionários e análise mista (quantitativa e qualitativa), observou-se a transição da administração tradicional para a gestão democrática, destacando a participação coletiva, o papel do gestor escolar e a valorização das pessoas como pilares para melhorar a qualidade educacional. Os dados revelam avanços na gestão democrática, com práticas participativas que promovem inclusão, mas identificam desafios como burocracia e centralização, destacando a necessidade de maior engajamento e formação continuada para gestores. Os resultados mostram práticas bem-sucedidas na promoção de diálogo e colaboração, mas evidenciam limitações como resistência a mudanças e falta de autonomia, impactando a efetividade da gestão democrática. O estudo conclui que a gestão democrática é essencial para fortalecer a educação pública. Sugere-se formação contínua para gestores e mais estudos em diferentes contextos, visando aprimorar práticas participativas e alinhar estratégias às demandas locais e nacionais.
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