Estratégias de marketing funcionam? Estudo realizado em uma loja de tecidos em João Pessoa - PB

Leite, Henrique de Pádua Nascimento

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretendeu compreender a importância das estratégias de marketing para uma empresa varejista do ramo de tecidos de João Pessoa-PB, bem como foi analisado como são aplicadas essas estratégias na prática. A empresa objeto deste estudo de caso é a Galeria Tecidos, localizada no bairro de Mangabeira nesta capital. É de suma importância entender os caminhos percorridos por empresas, especificamente, as do ramo do comércio, pois o mundo vive em constante evolução e mudança, com concorrentes mais competitivos e disputando espaço no mercado consumidor. Estratégias bem elaboradas e praticadas de forma sustentável, orgânica e eficaz fazem com que as empresas evoluam diariamente, bem como tenham credibilidade perante seus clientes e fornecedores. Considerando que o mercado consumidor está cada vez mais consciente e exigente, as estratégias de marketing devem ser pensadas, repensadas e colocadas em prática de forma ágil, visando o cliente, seus colaboradores e o clima organizacional. Para este estudo de caso, foi utilizada uma combinação de métodos: observação participante aliada a entrevistas com a equipe da loja, além de análise documental. De fato, existem muitas estratégias ao alcance e percebe-se que a empresa combina várias ferramentas de marketing para obter o melhor resultado. Após a identificação, explicação e análise das estratégias de marketing praticadas pela empresa Galeria Tecidos, pode-se concluir que, principalmente, as promoções de vendas em formato de brindes e descontos, bem como os eventos em alusão à datas comemorativas, têm maior impacto e importância em relação à retenção e retorno dos consumidores à loja física. Outro ponto importante observado é a importância de conhecer o segmento de clientes atendido, majoritariamente feminino, para melhor se posicionar e escolher as melhores ações promocionais conforme os interesses de suas consumidoras. Além dos eventos físicos e das promoções na loja, a comunicação é veiculada diariamente nas redes sociais digitais da loja, por meio de propagandas de reforço no Instagram e parcerias com influenciadores digitais. Mídias tradicionais, como anúncios em carro de som ou rádio, ou panfletos e folders impressos não são utilizados, pelo alto custo e baixo retorno. Ademais, é válido pontuar que, este estudo, tem cunho pessoal, visto que o autor trabalha como gerente na empresa em estudo e os dados coletados e analisados servirão de subsídio para melhorias futuras e sugestões nas práticas de marketing adotadas.

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