Impactos da inteligência artificial no processo pedagógico : um estudo com alunos do curso de administração do Instituto Federal da Paraíba – campus João Pessoa

Pessoa, Alysson Gabriel Ferreira

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos da Inteligência Artificial (IA) no processo pedagógico dos alunos do curso de Administração do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, com uma amostra de 35 respondentes. A coleta de dados foi conduzida por meio de um questionário online estruturado no Google Forms, composto por 24 questões relacionadas à temática abordada. Os dados obtidos foram analisados por meio de técnicas estatísticas básicas, como frequência e porcentagem. Os resultados evidenciaram que a IA é percebida como uma ferramenta útil para o aprendizado, contribuindo para a organização dos estudos e a personalização do ensino. No entanto, identificaram-se desafios relacionados à privacidade dos dados e à falta de capacitação para o uso dessas tecnologias. As informações geradas por este estudo podem subsidiar a formulação de diretrizes institucionais para o uso da inteligência artificial na educação, garantindo sua aplicação de forma ética e eficaz.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.