Jogo da mesada : uma abordagem interativa para mensurar a alfabetização financeira de estudantes da EJA do IFPB

Teixeira, Roberta Clyvian Cabral

Resumo

A Educação Financeira não está associada apenas a cortar os gastos e reduzir despesas, mas tem relação com a compreensão das melhores decisões a serem tomadas para alcançar segurança e qualidade de vida no futuro, seja na vida pessoal, ou com as finanças de um negócio. O objeto de estudo desta pesquisa se concentra especificamente na Educação Financeira com foco em pessoas que, por diferentes razões, não puderam concluir seus estudos e agora retomam sua formação educacional por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse público, muitas vezes, precisa equilibrar os estudos com outras responsabilidades, como trabalho e família, o que exige a inclusão de conteúdos práticos e aplicáveis no currículo. Sabendo das vulnerabilidades e carências que estes estudantes enfrentam, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Educação Financeira pode ajudar os alunos do EJA do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) a melhorarem a gestão de suas finanças pessoais. Metodologicamente, a pesquisa utilizou um jogo interativo de Educação Financeira, “Jogo da Mesada” com 13 estudantes da EJA do IFPB, analisando seu conhecimento, comportamento e suas atitudes. A abordagem de coleta de dados por meio do Jogo da Mesada, possibilitou compreender o impacto da tomada de decisões financeiras nos comportamentos e habilidades destes estudantes da EJA, promovendo um aprendizado prático e dinâmico, alinhando as suas necessidades específicas. Os resultados das observações permitem concluir que os pesquisados, apesar de não possuírem conhecimento aprofundado sobre educação financeira, demonstraram disposição para aplicar as aprendizagens do jogo em sua vida real.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.