Estratégias de gestão e inovação de polos de apoio presencial na oferta de cursos técnicos híbridos em uma instituição do sistema S
Lopes, Poliana Souza de Queiroz
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a atuação dos polos de apoio presencial, com foco nos cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo Senar-PB. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre educação a distância, ensino híbrido, gestão educacional e uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa que incluiu a aplicação de questionário on-line com 30 questões, direcionado às equipes dos cinco polos de apoio presencial do Senar-PB. A partir dos resultados obtidos, é possível dizer que os polos têm um papel fundamental na promoção da formação técnica, atendendo as demandas regionais e também as institucionais. Ficou claro que o modelo de gestão adotado conta com uma centralização estratégica e uma descentralização operacional, que é responsável por manter o atendimento eficiente, personalizado de acordo com as necessidades dos estudantes. Os resultados indicam que os polos possuem alto nível de organização, com processos padronizados, que a equipe conhece dos sistemas e as capacitações por parte da administração regional são contínuas. A utilização de metodologias ativas, tecnologias e práticas de visitas técnicas são consideradas estratégias positivas para aproximar teoria e prática, o que pode contribuir para a satisfação dos estudantes e a diminuição da evasão. Um dos polos apresentou um desafio estrutural, porém, todos os polos possuem avaliações positivas. Para melhorar a atuação dos polos, constatou-se que são necessários investimentos em infraestrutura, ampliação de parcerias e a contínua capacitação das equipes. O Senar-PB, por meio dos cursos técnicos de nível médio, tem cumprido sua missão estratégica de qualificação profissional e contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário.
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