Blog professor inclusivo: sou docente de estudantes com deficiência, e agora?

Santana, Simone de Andrade Lima

Resumo

Este estudo aborda o tema da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) por meio da elaboração de um produto educacional. Analisa a formação docente para o ensino de estudantes com deficiência com vistas a desenvolver um blog com orientações sobre inclusão e acessibilidade. O desenho da pesquisa parte da identificação de possíveis lacunas na formação docente sobre o assunto. Esta pesquisa possui natureza aplicada, abordagem qualitativa e quantitativa caracterizada como um estudo de caso cujo lócus é o IFPE - campus Garanhuns. O estudo envolve os docentes do IFPE - campus Garanhuns, que em sua grande maioria, têm estudantes com deficiência ou terão à medida que novas matrículas são efetivadas e os discentes passam de um semestre ou ano letivo para o outro. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um formulário composto por uma série ordenada com perguntas fechadas e abertas direcionada aos docentes a fim de traçar o perfil desses profissionais, sua formação acadêmica, experiência profissional e conhecimento sobre inclusão de pessoas com deficiência. Diante da análise das respostas obtidas, para dados quantitativos utilizou-se a estatística descritiva simples e para os dados qualitativos a análise de conteúdo de Bardin (2016), foi possível desenvolver um produto educacional, um blog, sobre inclusão de pessoas com deficiência para os docentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Garanhuns. O resultado da avaliação do produto educacional ressalta a relevância de compartilhar informações com os docentes sobre o tema, colaborando para um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Conclui-se que a inclusão, enquanto direito fundamental, requer mudanças do sistema educacional para a promoção de uma sociedade justa e igualitária.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.