MODELO DE NEGÓCIOS : CRIAÇÃO DO MODELO CANVAS DE NEGÓCIOS DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA

Arnaud, Henrique Meira do Vale

Resumo

O mundo dos negócios evoluiu de tal forma que novas tendências e formas de gerenciar a estratégia de uma empresa evoluíram em conjunto, surgindo uma gama de novas ferramentas e modelos de negócio. Para tanto, o presente estudo procurou construir e validar o Modelo Canvas de Negócios da Computador & Cia, empresa de informática da cidade de João Pessoa, seguindo a metodologia proposta por Osterwalder e Pigneur (2011), buscando dissemina-la para contribuir também com a redução do índice de mortalidade de empresas brasileiras. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa-ação. A coleta dos dados foi realizada com observação participante, análise documental e workshops, enquanto a análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo. Com os resultados alcançados observou-se que o modelo de negócios elaborado é viável e constituiu uma boa oportunidade para penetração no mercado de Sistemas de Gestão Empresarial, principalmente devido à comercialização conjunta do sistema, suporte e assistência técnica; relacionamento com os clientes; preço baixo e parcerias com contadores e SEBRAE Tec. Porém o modelo possui o fator preocupante que é a dependência de um único fornecedor do sistema por parte da Computador & Cia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.