A IMPLEMENTAÇÃO DE CONCEITOS DE AUTOGESTÃO E SEU IMPACTO NA SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR: O CASO DE UMA REDE CORRESPONDENTE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

Costa, Victor Hugo Cardoso

Resumo

O presente estudo tem o intuito de analisar o impacto da implementação de conceitos de autogestão na satisfação do trabalhador do nível 1 do setor de qualidade de uma organização que presta serviços de correspondência bancária. O tema de autogestão tem se evidenciado nos últimos anos no meio administrativo devido ao processo de empoderamento social que tem surgido ao longo dos anos nas principais sociedades democráticas do mundo, gerando eminentes consequências ao modelo de gestão em voga nas organizações, que historicamente desde os primórdios da administração se utilizam da heterogestão para gerir seu trabalhador. O foco da pesquisa foi levantar qual o impacto desse processo sobre a satisfação dos colaboradores de uma organização que apostou na implementação de conceitos de autogestão, democratizando seus processos de maneira que possibilitou ao seu quadro de funcionários ter mais autonomia na execução do seu trabalho diário. Essa pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, tendo uma abordagem quali-quantivativa, do tipo bibliográfica e um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário composto por dezenove afirmativas e mais duas questões discursivas, aplicado a uma escola tipo likert, através de contato direto. De acordo com os resultados pode-se verificar os principais conceitos implementados na equipe de trabalho e sua intensidade, pode-se levantar de forma clara que a implementação de conceitos de autogestão atua de maneira positiva quanto a satisfação dos colaboradores da amostra pesquisada, os resultados ainda contribuíram de forma a relacionar a teoria da autogestão e seu impacto na satisfação dos colaboradores participantes.

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