ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA: RELAÇÃO DE CONVÍVIO PROFISSIONAL ENTRE OS OCUPANTES DOS CARGOS DIRETIVOS

Santos, Aline Cristina Silva dos

Resumo

As organizações assemelham-se a organismos vivos, cada setor modela diversos tipos de recursos de forma organizada e interdependente de modo a atingir o objetivo a que se propõe. Uma vez estabelecidas, as organizações cultivam hábitos, costumes, comportamentos característicos e formas de trabalho peculiares, elementos que formam sua cultura organizacional. Entretanto, os indivíduos que compõem as empresas possuem personalidades, opiniões e características comportamentais diferentes. O conjunto de resultados provenientes da interação das pessoas com o ambiente de trabalho chama-se clima organizacional. O clima organizacional é influenciado pelos indivíduos conforme suas características pessoais distintas, e influencia os mesmos aumentando ou diminuindo sua motivação e satisfação. O clima organizacional da escola pública estudada é afetado por constantes conflitos entre alguns funcionários de níveis organizacionais específicos. Diante dessa problemática o estudo buscou analisar o clima organizacional da escola, visando a caracterização da atual relação de convívio profissional existente entre os ocupantes dos cargos dos níveis estratégico e tático. Para atingir tal objetivo foi utilizado um questionário de medição do clima organizacional baseado nas sete dimensões que compõe a Escala de Kolb. A escala Likert de quatro pontos foi utilizada na avaliação dos resultados obtidos. Ao fim da análise pôde-se observar que a falta de profissionalismo para separar questões pessoais de questões profissionais, ocasiona diversos impasses que minam o clima organizacional e atingem diretamente o nível operacional. O conjunto de práticas profissionais sugeridas ao fim visam à melhoria da relação de convívio entre os ocupantes dos cargos mencionados e, consequentemente, do clima organizacional da escola.

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