MODELOS DE NEGÓCIOS NO RAMO DA BELEZA: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA

Alves, Kathelen Larissa de Melo

Resumo

O processo de empreender modificou-se em conjunto com os modelos de negócios e, atualmente, o acesso das informações é algo mais fácil. Através de uma simples pesquisa na Internet é fácil de situar-se sobre o conteúdo, pois a propagação pelas redes sociais é algo prático e de baixo custo. Os empreendimentos que trabalham no ramo da beleza estão diretamente ligados à autoestima dos seus clientes, os serviços devem ser prestados de forma única, ou seja, que o cliente sinta uma experiência incomparável ao ser atendido, que ele sinta-se especial. Tendo como foco o empreendedorismo e suas alíneas de pesquisa, procurou-se identificar as inovações e as estratégias presentes nos novos modelos de negócio do ramo da beleza na região metropolitana de João Pessoa. A metodologia teve a sua formação através da análise de três modelos de negócios que foram esmaltarias, barbearias e salões de beleza para cabelos cacheados e crespos por meio de entrevistas semi-estruturadas e um questionário fechado como apoio. Através dos resultados obtidos tornou-se possível a identificação do perfil empreendedor e da gestão presente nos empreendimentos. Conclui-se que, apesar dos distintos perfis, os empreendedores deste ramo tinham a certeza da aptidão para o negócio e que procuram fidelizar seus clientes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.