EMPREENDEDORISMO COMO MÉTODO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Arruda, Maria Teresa Alves de Lira

Resumo

O empreendedorismo é a força mais poderosa para criar mobilidade econômica e social, pois está centrado em oportunidades e recompensas pelo esforço e desempenho. O presente estudo aborda a temática do empreendedorismo, sob o prisma da educação empreendedora, seu papel no desenvolvimento de competências e na empregabilidade. Ressaltando a importância do empreendedorismo no sistema educacional brasileiro, através do estudo de caso realizado numa instituição pública de ensino da esfera municipal com alunos da modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Seu objetivo é apontar ações de inovação no serviço da EJAI, adequando-o à necessidade de desenvolver competências empreendedoras nos alunos da instituição de ensino pesquisada. A pesquisa de natureza aplicada, caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa teve como instrumentos de coleta de dados a observação in loco e a aplicação de questionário. O questionário foi construído com base nas categorias de competências empreendedoras apontadas na teoria, sendo elas: de oportunidade, relacionamento, conceituais, administrativas, estratégicas e de comprometimento. Os resultados obtidos foram positivos em relação às competências de oportunidade, conceituais e estratégicas, indicando que os alunos apresentam traços destas competências que devem ser estimulados. Quanto aos resultados das competências de relacionamento, administrativas e de comprometimento indicam a necessidade do desenvolvimento destas competências. De posse destes resultados é possível apontar ações a serem desenvolvidas na escola para garantir o desenvolvimento das competências dos alunos, tendo na educação empreendedora um método de inovação no ensino da EJAI.

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