PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Nascimento, Larissa Santos do

Resumo

Atualmente a necessidade de inovações e melhorias vem ganhando espaço no ambiente empresarial. São estratégias inovadoras quem fazem uma organização se sobressair das demais, em virtude disso, as empresas estão cada vez se preocupando com o seu capital intelectual, ou seja, estão investindo no capital humano de forma a gerenciar os conhecimentos dos seus colaboradores, para que assim a validação das atividades e estratégias desenvolvidas seja cada vez mais satisfatória. Dessa forma, os gestores precisam sempre buscar a eficácia da tomada de decisão, pois uma escolha incerta pode trazer prejuízos irrecuperáveis. Partindo dessa razão, este trabalho buscou trazer a Programação Linear Inteira (PLI) como instrumento da Gestão de Conhecimento, para a tomada de decisão do processo de escolha dos líderes para áreas de atuação de uma empresa júnior. Por ser uma ótima ferramenta, a PLI possibilita maior clareza na exatidão dos resultados. Com isso, o trabalho utilizou a pesquisa bibliografia para ter bases para o seu desenvolvimento, e através de um teste com 30 questões divididas em módulos foi realizado a coleta e dados que tinha como característica a transformação dos conhecimentos tácitos para o conhecimento explícitos dos consultores, onde todo o processo de escolha dos líderes foi inserido a espiral do conhecimento de Takeuchi&Nonaka (2008) com aplicações da GC do modelo de Binney (2001). Para que fosse resolvido o problema de forma clara e objetiva o problema foi resolvido através do suplemento SOLVER, que através da solução ótima encontrada cada líder escolhido foi alocado a sua área de liderança. Através do relatório de sensibilidade foram observados os efeitos causados nas variáveis de decisão, tornando o processo ainda mais eficaz. Dessa forma, foi verificado que é possível transformar a PLI auxiliar a GC proporcionando resultados satisfatórios.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.