MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UMA FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE GAPS EM ATIVIDADES OPERACIONAIS

Maia, Mayara Raquel de Assis

Resumo

O atual mercado competitivo em que as empresas estão inseridas as submete a compromissos de melhoria contínua em seus produtos e serviços. Desta forma, faz-se necessário olhar internamente para a organização, seus procedimentos e processos administrativos, de modo a promover seu aperfeiçoamento e, assim, dar-lhes a oportunidade de se sobressair perante seus concorrentes. À vista disso, gargalos nas atividades operacionais, sobretudo os atrasos, são inadimissíveis porque as deixam vulneráveis no contexto corporativo. Para tanto, o estudo tem o intuito de, através de pesquisa aplicada, exploratória e de cunho qualitativo, estudar a rotina organizacional do setor financeiro da Companhia Docas da Paraíba e propor soluções de modo a sanar os gargalos ou gaps existentes, que atrapalham a eficiente gestão da empresa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário fechado, onde buscou compreender os gargalos processuais nas atividades do setor a partir das opiniões dos funcionários sobre temas relevantes do cotidiano da empresa. Buscou também traçar a imagem do setor, por meio das oito imagens organizacionais propostas por Morgan (2002). Após a análise do estudo, a imagem departamental traçada e apresentada pelos colaboradores foi de um setor com metas e objetivos definidos a serem alcançados, sendo capaz de se adaptar rapidamente a mudanças e com foco no processamento de informações, aprendizagem e excelência do setor, bem como de seus colaboradores. Entretanto, ainda assim constatou-se que os gargalos existentes no setor estudado são decorrentes da falta de planejamento, que pode ser sanado com a mudança da mentalidade dos gestores para a importância desse processo, bem como à adoção de fluxogramas das atividades a serem desempenhadas.

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