Do CEFET-PB ao IFPB (campus João Pessoa): novos rumos formativos do curso técnico em eletrotécnica à preparação para o mundo do trabalho

Araújo, Andrezza Soares Freitas de

Resumo

O percurso da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil é marcado por avanços e retrocessos, especialmente no que concerne à formação integral do humano. Na maior parte do tempo, os esforços empreendidos foram no sentido de atender o mercado de trabalho dentro de um caráter tecnicista, negligenciando a formação do indivíduo humano como um todo. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia trouxe à baila o compromisso da educação profissional com a formação técnica de excelência aliada à formação humana e cidadã, formando indivíduos com uma gama de habilidades para ingressar no mundo do trabalho. Dentro dessa perspectiva, a pesquisa se propõe a analisar avanços e/ou retrocessos percebidos, em termos de concepção de formação para o mundo do trabalho, no Curso Técnico em Eletrotécnica no período da sua antiga oferta no CEFET-PB (Campus João Pessoa) e, atualmente, no IFPB (Campus João Pessoa). Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, dentro de uma abordagem qualitativa, realizando análise documental e entrevistas estruturadas com docentes que vivenciaram o período de transição CEFET – IFPB. Para a pesquisa documental, foram analisados documentos institucionais e material livresco contendo informações da instituição desde a sua criação. As entrevistas foram realizadas presencialmente com 05 (cinco) docentes, sendo gravadas com o objetivo de se produzir um material audiovisual, como produto educacional. A análise e tratamento dos dados foi feita baseada na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram as mudanças e avanços no período considerado, e os desafios presentes e futuros no âmbito do curso e da instituição de maneira geral. Esses resultados compuseram o produto educacional sob o formato de um vídeo documentário, entregando um material potencialmente esclarecedor e reflexivo, de uma forma leve, envolvente e impactante.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.