A GESTÃO DE PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR -UM ESTUDO DE CASO

Diniz, Adinercia Clécia do Nascimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a gestão de processos de certificação do ensino superior no IFPB no campus João Pessoa, através de questionário aplicado ao gestor e aos colaboradores na coordenação de controle acadêmico. Onde evidenciou-se um alto índice de ineficácia no controle da gestão de processos de colação de grau no IFPB campus João Pessoa. A importância desse estudo se justifica para a sociedade, pois permitirá que o consumidor possa ser beneficiado com serviços mais rápidos, com qualidade e indo de encontro as suas necessidades. Para fundamentar teoricamente este estudo foram abordados conceitos de gestão de processos, gestão de controle e análise de distribuição de trabalho. A pesquisa foi aplicada, quali-quantitativa, com aplicação de questionário, e teve como procedimento técnico a pesquisa de campo e estudo de caso; seu método é indutivo. A pesquisa permitiu constatar que na empresa, objeto do estudo, embora os gestores e colaboradores apresente conhecimentos sobre a importância e as etapas necessária para gestão de processos na prática não fazem uso desse conhecimento e no tocante a gestão de controle , equivalente aos procedimentos para controlar o processo de certificação do ensino superior, chegou-se ao entendimento que os envolvidos na pesquisa tem um parcial conhecimento sobre a importância e sobre as etapas necessária para uma gestão de controle adequada e que na prática não há padrões de controle definido, ocasionando retrabalho, perca de tempo de matérias.

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