Ensino de Química experimental de nível médio com auxílio de um expectrofotômetro alternativo na região do visível

FERREIRA, ADRIANA PINTO

Resumo

Atualmente a utilização de métodos diversificados com aulas práticas tem sido um dos fatores mais importantes para a compreensão e desenvolvimento do conhecimento Químico. Dessa forma, dentre algumas alternativas importantes para se ensinar a Química, verificam-se as aulas experimentais que funcionam como suporte facilitador da aprendizagem, a exemplo, aulas em laboratórios que se tornam fundamentais neste processo, saindo do método tradicional com ensino obsoleto. Entretanto, para a realização da prática, alguns fatores precisaram ser considerados assim como, a princípio, o alto custo de instrumentos para análises. Com base nisso, o trabalho traz resultados obtidos através de aulas experimentais, ocorridas no Laboratório de Química da Escola Estadual João da Cunha Vinagre, localizada no município do Conde-PB. Portanto, o trabalho apresenta uma abordagem a conceitos químicos destacados no 2° ano do ensino médio, e tendo como objetivo o desenvolvimento de um espectrofotômetro, utilizando materiais de baixo custo, e aplicação a fim de analisar soluções de diferentes concentrações, de modo a instigar e estimular a participação dos discentes, numa construção efetiva do conhecimento cientifico.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.