O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA, ATRAVÉS DO USO DE JOGOS LÚDICOS, EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO CONDE, PARAÍBA

Cunha, Luana Reine Pinheiro Lima

Resumo

Essa monografia teve como proposta de estudo desenvolver atividades didáticas com metodologia lúdica e analisar o processo de ensino-aprendizagem de Química através do uso de jogos lúdicos, compreender as necessidades dos alunos na sua formação como cidadão e no seu poder de aprendizagem. Neste contexto, o projeto foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professora Ilza de Almeida Ribeiro, inserida no município do Conde-PB. Para tal, teve o caráter de pesquisa Qualitativa e de Campo, com uso da técnica da Observação Não Participante, realização de Entrevistas com uso de Questionários Estruturados, bem como atividades didáticas lúdicas em sala. Os resultados para esse estudo não atenderam às expectativas almejada pela equipe do projeto, devido a um problema, constantemente, vivenciado na escola em questão, que é a evasão escolar. No entanto, ressalta-se a partir das aplicações das atividades de ludicidade que elas auxiliaram no conhecimento dos assuntos abordados em sala de aula.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.