MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Silva, Aline de Araújo

Resumo

Pesquisas relacionadas à produção de material didático, na área de Química, adaptado para alunos com deficiência visual nos remetem a uma triste realidade, pois são pouquíssimas as propostas, tanto a nível nacional como internacional nessa área. Estudos realizados com o intuito de fazer levantamento de material disponível para o ensino das funções orgânicas (grupo de compostos orgânicos que tem comportamento químico semelhante devido a presença de um grupo característico) a alunos com deficiência visual nos levaram à conclusão de que nessa área praticamente não há proposta de material didático. Portanto visando contribuir para um melhor processo de ensino aprendizagem concernente às funções orgânicas, foi elaborado um kit didático com materiais de baixo custo, que possibilitou não apenas o ensino das funções orgânicas, mas também permitiu que os alunos montassem as estruturas desses compostos. O material se baseia na utilização das figuras geométricas para representar os grupos funcionais (subdivisão dos compostos orgânicos em grupos que dependerá dos átomos que o constituem, radicais ligantes ou natureza das ligações) e também na utilização da Grafia Química Braille (GQB) para identificação desses grupos. Com isso o aluno deficiente visual (DV) pode utilizar tanto a figura geométrica como também a GQB para identificar o grupo funcional. Os resultados se mostraram satisfatórios já que o material auxiliou no ensino das funções orgânicas, especificamente dos hidrocarbonetos, os alunos conseguiram representar a estrutura e identificar os alcanos, alcenos e alcinos (parafinas, olefinas e acetilenos respectivamente) que foram os assuntos abordados durante a aplicação do material, já que o mesmo é um dos últimos assuntos estudados pelos alunos do 1° ano do ensino médio, segundo consta na unidade 4 da obra publicada por Fonseca (2013) e distribuída para os alunos da rede pública para os anos de 2015, 2016 e 2017. O material foi aplicado em uma escola de ensino regular localizada na cidade de João Pessoa/PB com alunos deficientes visuais.

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