Técnicas de produção de materiais de limpeza e inserção social: ressignificando a aprendizagem de funções orgânicas

SOUZA, Joedna Sabino de

Resumo

O ensino das funções orgânicas é um dos principais para aprendizagem da Química no 3o ano do Ensino Médio da maioria das escolas do país. Assim, torna-se necessário para a excelência da aprendizagem dos jovens no país o desenvolvimento de propostas metodológicas que facilitem a compreensão e busquem inserir um senso crítico dos estudantes sobre temas que podem trabalhar a temática das funções dentro da perspectiva social. Com novos desafios para fornecer uma formação de qualidade, sabendo da realidade educacional que vivenciamos, torna-se primordial buscar um crescimento não somente efetuado para área de Química Orgânica, mas que o estudante consiga entender seu papel social, aliando conhecimentos de temas importantes, como empoderamento feminino, com práticas pedagógicas, experimentais, científicas também desenvolvidas em contextos não formais, apresentando uma maneira eficiente de se aprender Química e formar cidadãos. Com isso, o presente trabalho propõe promover a aprendizagem da Química Orgânica para os estudantes do 3o ano o Ensino Médio regular, turno manhã, de uma escola estadual da cidade de João Pessoa, avaliando qualitativamente e significativamente o seu aprendizado. Para tanto, foram desenvolvidas e adaptadas aulas expositivas e práticas que facilitassem a observação das funções orgânicas em sua realidade cotidiana. De forma dialogada e participativa, tais condutas contaram com o auxilio de uma participante do projeto ―Para além do lar‖, a fim de aproximar dos alunos a Química utilizada em ambientes não formais, de modo que mediou-se o conteúdo epistêmico com a realidade social, através da elaboração de materiais de limpeza, fazendo assim uma ponte entre as aulas de Química e como ela pode transformar a realidade das pessoas. Os resultados mostraram quão satisfatória foi a pesquisa e a mudança na forma de aprender dos estudantes, permitindo que ressignificassem o aprendizado químico para além dos livros didáticos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.