TABELA PERIÓDICA LÚDICA INTERATIVA – UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE QUÍMICA

Silva Junior, Osmir Lima da

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração de uma Tabela Periódica Lúdica e Interativa (TPLI) utilizada como auxiliar nas atividades de ensino de Química de Nível médio e como instrumento de divulgação de Ciência e Tecnologia em eventos. A tabela Periódica é uma organização dos elementos químicos por ordem crescente de número atômico e apresenta os símbolos dos átomos organizados em grupos e períodos. Ela é uma ferramenta importantíssima para o ensino de Química pois, através de seu manuseio, é possível apreender a simbologia química relativa à representação dos elementos químicos e facilitar o reconhecimento de propriedades periódicas associadas com características físicas e químicas dos materiais como, por exemplo, suas reatividades. Apesar de sua importância para o ensino de Química, a tabela periódica é normalmente apresentada como uma ferramenta de consulta de números atômicos e desta forma não promove o interesse do aluno de modo a perceber a importância da mesma. Com a proposta deste trabalho, procurou-se utilizar a ludicidade para motivar e entreter os alunos de Química de nível médio de modo a propiciar um aprendizado de Química mais prazeroso. Desta forma, uma TPLI e uma metodologia de aplicação da mesma utilizando um jogo de cartas em que as propriedades químicas de elementos são utilizadas como parte de uma brincadeira foram desenvolvidas. O trabalho foi aplicado como facilitador do aprendizado de Química em salas de aula e na disseminação de ciência e tecnologia em encontros locais e nacionais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.