"CADA MACACO NO SEU GALHO"? A visão dos professores de Ciências sobre a Química aplicada no 9º ano

Medeiros, Sebastiana Leonice Ferreira

Resumo

Esse trabalho teve por finalidade traçar o perfil dos professores que atuam ministrando a disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental II e analisar como a mesma estava sendo desenvolvida, quais metodologias e recursos estavam sendo utilizados, como estavam sendo desenvolvidos os conteúdos. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, totalizando nove entrevistas, as quais foram transcritas e analisadas pelo processo de análise de conteúdo. Foram entrevistados nove professores, cinco da rede privada e quatro da rede pública dos municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Os resultados demonstraram os déficits deixados pela formação inicial dos licenciados, sejam eles biólogos ou químicos, em termos de conteúdos específicos e pedagógicos. Os dados obtidos apontam para a relevância da experiência profissional dos professores envolvidos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.