A COMPOSTAGEM COMO TEMA GERADOR DE ENSINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

Santana, Jéssica Lorena Cabral de

Resumo

O trabalho foi desenvolvido e aplicado para estudantes pertencentes ao Ensino Médio Regular de uma escola da rede pública, localizada no município de João Pessoa – PB. A proposta central desta aplicação foi inserir a Educação Ambiental na realidade dos discentes através da disciplina de Química. Para isso, utilizou-se da Compostagem como tema gerador desta atividade. O intuito foi demonstrar o processo químico, suas vantagens, importância e qualidade. A identificação do problema partiu da afinidade que os alunos possuíam com a temática meio ambiente associada à disciplina de Química. Nessa perspectiva, buscou-se responder a seguinte questão: Qual a importância de inserir o contexto ambiental na disciplina de Química? Essa proposta está embasada na interdisciplinaridade e na contextualização ambiental, dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação. Com objetivo geral de: planejar e aplicar uma sequência de atividades didáticas utilizando a compostagem como tema gerador para discutir os problemas ambientais atuais e objetivos específicos em: avaliar o conhecimento prévio dos discentes com respeito a definição de meio ambiente; promover a conscientização ambiental quanto ao correto descarte de resíduos sólidos no meio ambiente; apresentar as possíveis alternativas de preservação do meio ambiente; instruir sobre os processos químicos envolvidos no processo de decomposição dos resíduos orgânicos; construir uma composteira com os estudantes e, posteriormente, construir uma mini-horta. Os resultados apontaram que a diversificação de atividades em sala de aula permite aos alunos ressignificar o processo de aprendizagem e oferecem condições para o estabelecimento de relações interdisciplinares e contextualizadas para o ensino da Química. Os pontos mais difíceis durante a aplicação deste trabalho foram a ausência de informações para os alunos, a falta de práticas sociais sobre este tema, o que não seria função apenas do corpo escolar e, sim, da comunidade como um todo. Trabalho serviu para expor as problemáticas sociais de uma maneira otimizada, o que resultou em planos futuros para escola que é inserir a Educação Ambiental através da construção de uma horta utilizando adubo produzido pelo lixo orgânico descartado pela cantina da escola.

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