Utilização de práticas computacionais como ferramenta didática para a disciplina de Química Orgânica
MOREIRA, Emerson Gonçalves
Resumo
O aprendizado da disciplina de Química ainda é, em grande parte baseado nas metodologias tradicionais de ensino. No entanto, várias são as propostas recentes de adaptar o currículo através do uso de tecnologia em sala de aula para propiciar aos discentes uma aprendizagem mais significativa que esteja de acordo com a realidade atual. Em detrimento dessa perspectiva, propôs-se nesse trabalho utilizar a Química computacional como ferramenta didática para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química Orgânica I. O presente estudo se configurou em três etapas: (i) a elaboração das práticas de Química Computacional, (ii) a realização dos cálculos químicos computacionais de conteúdos pertinentes da disciplina, (iii) o desenvolvimento de uma oficina com discentes do curso de Licenciatura em Química do IFPB, campus João Pessoa no qual o material elaborado na primeira etapa foi utilizado. A utilização da Química Computacional enquanto recurso didático mostrou-se muito satisfatória e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química Orgânica I, possibilitando aos discentes a visualização em escala microscópica e a compreensão de propriedades energéticas dos sistemas químicos estudados.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.