Análise do Programa Gestão Sustentável do IFPB campus João Pessoa: uma contribuição para a sustentabilidade institucional

Antero, Aryadne Lopes Soares

Resumo

Esta pesquisa utilizou como objeto de estudo o Programa Gestão Sustentável (PGS) do IFPB no Campus João Pessoa nas suas duas edições – 2014 e 2015 – com quatro editais lançados e gerenciados pela COPEX – JP, deste mesmo Campus. O trabalho teve como objetivo analisar os dados do Programa que surgiu na perspectiva de contribuir com a sustentabilidade do Campus. Para tanto, se apropriou de temas centrais do programa, como: tecnologias assistivas, tecnologias alternativas sustentáveis, tecnologia da construção sustentável, acessibilidade e segurança, gestão de resíduos e logística reversa, qualidade de vida além de cultura e memória. Para o alcance de tal objetivo, teve como percurso metodológico, o levantamento bibliográfico relacionado aos temas centrais deste estudo, a análise documental, a observação-não-participante e a análise crítica-reflexiva, através dos dados colhidos. Para o tratamento e sistematização dos dados foram usadas variáveis como: Dimensão, Categorias, Atributos e Critérios de análise. Foram obtidos como resultados um total de 48 ações indicadoras de impactos acadêmicos e sociais nos projetos analisados. Como considerações finais foi ressaltada a importância do programa que favoreceu a abertura de espaços de diálogos promovendo intercâmbio de conhecimento, se mostrando como um divisor de águas no que se refere à efetividade de ações no campo da aprendizagem para o alcance da sustentabilidade institucional. E como recomendações, a necessidade do estreitamento de diálogos entre a equipe gestora do Campus, a coordenação e os pesquisadores do PGS. Assim como um diagnóstico para a melhoria da acessibilidade e segurança no Campus, visto que esse foi o eixo de menor expressividade dentre todos os outros contemplados pelo programa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.