Práticas de ensino a partir de hortas escolares no Município João Pessoa/PB

Alves, Ana Claudia dos Santos
Silva, Shenia Drielly Farias da

Resumo

A horta constitui uma prática educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crianças tenham um contato com a natureza e sua transformação. É uma maneira de reproduzir de geração a geração uma nova cultura urbana, voltada às questões ambientais. Visto a importância desta temática, este trabalho busca analisar as diferentes práticas relativas à horta em duas escolas e duas creches do município de João Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo propósito (de implantar a horta), varia de uma instituição para outra. O mecanismo utilizado para construção do trabalho foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro instituições de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o método de interpretação de dados, o método de análise de conteúdo. Para a apresentação dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimensões, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participação estudantil e a participação da comunidade. A respeito da dimensão do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo provém do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimensão da produtividade nota- se que a produtividade está mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necessárias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimensão da participação estudantil é importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e competências. E na dimensão da participação da comunidade no que se diz respeito às hortas, a contribuição da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colaboração é mais proveitosa de forma prática, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que são diversas as práticas de ensino a partir de hortas escolares no município João Pessoa/PB, levando-se em consideração a forma como é feita a administração da horta, pois sua implantação e a manutenção vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espaço ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta é um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transformação no que se diz respeito a sua alimentação, no seu comportamento e na sua mentalidade. Além disso, as hortas têm o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degradação ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.

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