PRONATEC: análise de um programa de políticas públicas no IFPB

Nascimento, Cláudia Pereira do

Resumo

A reflexão sobre Políticas Públicas, em um contexto marcado por grandes mudanças foi primordial para a construção inicial deste trabalho. E a concepção de Políticas Públicas para Educação Profissional, no contexto brasileiro torna-se necessário para que se possa compreender como se deu a Educação Profissional no Brasil. O objetivo deste trabalho é verificar os conceitos de Politicas Públicas para Educação Profissional e suas tipologias, seu alcance no contexto brasileiro, e assim, averiguar aspectos da gestão na Educação Profissional a partir da criação dos Institutos Federais. E dentro desta perspectiva, descrever como ocorreu a implantação do PRONATEC como programa de extensão, o seu universo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba durante a pactuação 2012, com respaldo da análise bibliográfica e documental que abordam o tema. Concluiu-se que o universo do programa no IFPB obteve êxito ao serem mostrados que o modelo de gestão adotado na implantação e execução foi primordial para o alcance dos objetos no que tange as ações alcançadas pelo IFPB.

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